APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
16 Maio

Por mais visibilidade, Funcionários da Educação comemoram Dia Mundial

Criado em 2018 pela Internacional de Educação (IE), o Dia Mundial do Funcionário da Educação é comemorado pela primeira vez neste 16 de maio de 2019. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), afiliada da IE, enfatiza que para alcançar uma educação de qualidade é preciso buscar a valorização do trabalho dessas pessoas.

 

 

A categoria dos funcionários da educação é formada por auxiliares administrativos, merendeiras(os), auxiliares de serviços gerais, de apoio e vigilância, e cada um deles é fundamental para a escola. “O trabalho deles é imprescindível, mas muitos se sentem esquecidos e as entidades sindicais têm como meta mudar essa realidade”, ressalta Zezinho Prado, secretário de Funcionários da Educação da CNTE.

Dentro de uma instituição é importante ter o reconhecimento dos trabalhadores, por isso o Dia Mundial é tão relevante. “Assim como uma escola não funciona sem alunos e professores, não é possível uma escola funcionar sem funcionários da educação. A intenção é que todos os funcionários, em nível internacional, possam ter seu espaço dentro das entidades sindicais de seus países. Que eles tenham vez e voz, e que possamos entender que a IE é para todos aqueles envolvidos no processo educacional”, explica Zezinho.

A Internacional da Educação divulgou pesquisa inédita sobre estes trabalhadores mostrando que em todas as regiões do mundo eles não se sentem reconhecidos. A maioria são do sexo feminino e mal remunerados, ganhando menos do que o salário médio do seu país. Muitos têm condições de trabalho precárias; suas posições são frequentemente terceirizadas e colocadas em risco devido a cortes nos orçamentos de educação. Além disso, têm pouca oportunidade de progressão na carreira ou desenvolvimento profissional. Acesse a pesquisa (em inglês).

O Secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards, destaca: “O Dia Mundial do Funcionário da Educação é um convite para celebrar estes trabalhadores. Junte-se a nós para elevar o status deles e defender suas condições de trabalho e direitos trabalhistas”.

*Com informações da Internacional da Educação

 

FONTE: CNTE

 

 

 

 

 

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta