APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
26 jul

Professora Gezy: 54 anos de luta pelos direitos dos(as) educadores(as) e pela valorização da Educação Pública

“Se reconhecer como categoria”. É com esta frase que a professora Gezy Borges Cruz Torres resume a satisfação por ser sindicalizada a APP Sindicato por 54 (cinquenta e quatro) anos.

 

Professora Gezy

 

No dia 25 de julho a professora Gezy comemorou 83 anos de idade, destes a maior parte se dedicando às lutas em prol da educação pública. A Professora exerceu a atividade do magistério em duas escolas: no Colégio Estadual Willie Davids e no Colégio Estadual Moraes de Barros.

A história dela na APP Sindicato começou com a sua então filiação no ano de 1965. No entanto, sua luta sindical teve início antes mesmo da construção da estrutura física da APP Sindicato Londrina. A necessidade de ter uma entidade que lutasse pelo direitos dos professores(as) se desenvolveu incialmente nas primeiras reuniões da categoria nas casas de professores(as), em escolas, além de outros espaços, como diz a professora Gezy: “as reuniões para consolidar o a construção do espaço físico da APP eram feitas em diferentes lugares, escolas e principalmente nas casas dos professores, naquela época não tínhamos lugar próprio para nos reunirmos, então regularmente, conversávamos em diferentes lugares”.

Neste sentido, a APP Sindicato Londrina presta uma singela homenagem à Professora Gezy Borges Cruz Torres, umas das pioneiras que fundaram a pedra angular da concretização da sede da APP Sindicato Londrina e por consequência da APP Sindicato como um todo. Se hoje a APP Sindicato é o que é, é graças a determinação de professores e professoras como a Professora Gezy, que não mediu e não mede esforços para continuar na luta dos direitos dos(as) educadores(as) da Educação, quer seja aposentado(a) ou da ativa.

Obrigada Professora Gezy!

 

 

 

 


APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta