2017-2021 • GESTÃO INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA, DE BASE E DE LUTA!

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
1 set

Lançamento do II Ciclo de Leitura e Estudos da Obra de Paulo Freire.

No dia 06 de Setembro, o DEPLAE e NESEF, Setor de Educação da UFPR, o Instituto Federal de Educação (Campus Curitiba), e os Núcleos Sindicais da APP Londrina e Curitiba Norte promovem o II Ciclo de Leitura e Estudos do pensamento de Paulo Freire.

O evento de lançamento acontecerá em Curitiba e contará com a apresentação da peça de teatro: Paulo Freire: O Andarilho da Utopia, terá início às 18h30, no Auditório da UFPR – Campus Rebouças, na Rua Rockfeller, em Curitiba.

A atividade dará início ao Curso de Extensão de Leitura e Estudos do Pensamento de Paulo Freire.

O curso, que terá certificação de 70 horas emitida pela UFPR é organizado a partir da criação de grupos de leituras e estudos. Na primeira edição do curso, ocorrida de agosto de 2018 a abril de 2019, foram formados 40 grupos de leitura no Paraná. A expectativa é de que esta segunda edição atinja um número maior de grupos.

Neste ano, o curso de extensão acontecerá no período de setembro de 2019 a abril de 2020. Todos os grupos farão a leitura e debate do livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia e outros textos ligados à organização do trabalho pedagógico nas escolas.  Durante este período, os grupos de leitura realizarão cinco encontros dirigidos, sendo quatro neste ano, e o quinto no primeiro trimestre de 2020. Em abril do ano que vem, os grupos participarão de Simpósios Regionais de Encerramento do curso. No simpósio, os grupos da região participarão de uma roda de conversa de socialização dos estudos e leituras realizadas, e apresentarão a sistematização desses trabalhos.

Os grupos de leitura e estudos podem ser organizados de várias formas: por escolas, por bairro, por município, por sala de aula etc.  No primeiro encontro dos grupos, a ser realizado no mês de setembro, os(as) integrantes definirão coletivamente o cronograma (datas, horários e local) dos encontros, e o nome do responsável pela documentação do grupo. Os responsáveis dos grupos receberão, via e-mail, as orientações e o roteiro de estudos para cada um dos encontros.

A carga horária total do curso de 70 horas é composta pelos 5 encontros, o Simpósio Regional de Encerramento, tarefas e a leitura individual e coletiva do livro, a socialização dos estudos e leituras realizadas, e a apresentação da sistematização desses trabalhos. As inscrições para o curso estão abertas até o dia 06/09. A inscrição pode ser feita via internet no link: https://forms.gle/8CeHW1rxhsNgRvee6.

A entrada para participar do lançamento e assistir à peça de teatro é gratuita. No entanto, a coordenação solicita, a título de contribuição espontânea, a doação de um livro de literatura. Os livros arrecadados comporão uma biblioteca para a população em situação de rua em Curitiba.

Lançamento do II Ciclo de Leitura e Estudos da Obra de Paulo Freire

  • Data: 06 de setembro de 2019
  • Horário: 18h30
  • Local: Auditório da UFPR – Campus Rebouças, na Rua Rockfeller, em Curitiba.  (Ao lado Shopping Estação)
  • Programa:
    • 18h30 – Apresentação cultural
    • 19h – Abertura do Curso de Extensão de Leitura e Estudos do pensamento de Paulo Freire
    • 19h30 – Peça: Paulo Freire: O Andarilho da Utopia
    • 20h45 – Roda de conversa sobre o espetáculo teatral

 


LIVE: A abertura do lançamento do II Ciclo de Leitura e Estudos de Paulo Freire será transmitida ao vivo. Os cursistas que não estiverem no lançamento poderão acompanhar a abertura pelo Facebook. Na Live serão apresentadas todas as orientações sobre o funcionamento do curso e dos grupos de leitura.


SOBRE O ESPETÁCULO: Paulo Freire, o Andarilho da Utopia

A peça recria a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação. O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. Após o ato, o ator e diretor fazem uma roda de conversa com o público.

“Paulo Freire, Andarilho da Utopia” já passou pelo Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Campinas, foi assistido por quase 7.500 pessoas

  • Autoria: Junio Santos
  • Direção: Luiz Antônio Rocha
  • Elenco: Richard Riguetti

 

Gestão Independente, democrática, de base e de luta.