APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
8 out

Aconteceu o 1º Encontro do II Ciclo de Leitura e Estudos em Paulo Freire.

Atividade ocorreu na última sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Foi realizado na última sexta-feira, 04 de outubro, o primeiro encontro do II Ciclo de Leitura e Estudos em Paulo Freire em Londrina. A atividade de formação é uma iniciativa do DEPLAE – Departamento de Planejamento e Administração Escolar – Setor de Educação da UFPR – Universidade Federal do Paraná e do NESEF – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia e conta com o apoio dos Núcleos Sindicais da APP Londrina e Curitiba Norte.

Neste ano, os participantes farão o estudo da obra Pedagogia da Autonomia. No primeiro encontro foi realizada a leitura coletiva da introdução da obra. Para Neide Alves da Silva, secretária de Formação Política, Sindical e Cultura da APP Sindicato Londrina, “o ciclo de estudos tem uma grande importância no contexto atual, pois a política educacional efetivada pela SEED no Paraná foca exclusivamente nos índices e despreza a dimensão humana da educação. Além disso, organizar diversos grupos para estudar a obra de Paulo de Freire no atual contexto é um exercício de resistência dos educadores (as) e estudantes que participam dos grupos de leitura”.


A organização do curso

O curso, que terá certificação de 70 horas emitida pela UFPR é organizado a partir da criação de grupos de leituras e estudos. Na primeira edição do curso, ocorrida de agosto de 2018 a abril de 2019, foram formados 40 grupos de leitura no Paraná. A expectativa é de que esta segunda edição atinja um número maior de grupos.
Neste ano, o curso de extensão acontecerá no período de setembro de 2019 a abril de 2020. Todos os grupos farão a leitura e debate do livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia e outros textos ligados à organização do trabalho pedagógico nas escolas. Durante este período, os grupos de leitura realizarão cinco encontros dirigidos, sendo quatro neste ano, e o quinto no primeiro trimestre de 2020.
Em abril do ano que vem, os grupos participarão de Simpósios Regionais de Encerramento do curso. No simpósio, os grupos da região participarão de uma roda de conversa de socialização dos estudos e leituras realizadas, e apresentarão a sistematização desses trabalhos. Os grupos de leitura e estudos podem ser organizados de várias formas: por escolas, por bairro, por município, por sala de aula, entre outras.