2017-2021 • GESTÃO INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA, DE BASE E DE LUTA!

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
12 out

Proposta da SEED para a EJA é criticada em audiência pública na ALEP.

A APP Sindicato Londrina participou quarta-feira (09/10) da audiência pública que debateu a nova proposta da SEED  para a EJA (Educação de Jovens e Adultos no Paraná). O secretário de finanças da APP Sindicato Londrina, Sidney Paduan da Silva destaca que “a delegação de estudantes e professores(as) de Londrina teve um papel de destaque no evento e que foi fundamental o apoio do sindicato disponibilizando um ônibus de 54 lugares para o deslocamento até Curitiba”.


Proposta acaba com a EJA

Circulou nas redes sociais um projeto com um novo modelo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná. A SEED anuncia que a proposta, construída sem nenhum diálogo com as escolas deve ser implantada a partir de 2020. Espera-se que o Conselho Estadual de Educação avalie o projeto agora no mês de outubro.
Entre os principais itens da nova medida, o que chama a atenção é a tentativa de “tornar mais atrativa” a EJA, ignorando pontos importantes para a melhoria da qualidade do ensino. Entre as novas propostas estão: congelamento e padronização de cronogramas, redução de tempo de estudos, diminuição de disciplinas, priorização da profissionalização ao invés da escolarização, adoção quase total da aplicação em Ensino a Distância (EAD).
A Secretaria de Formação Política, Sindical e Cultura da APP Sindicato Londrina, Neide Alves da Silva, “reforça que a padronização dos cronogramas desconsidera a realidade dos jovens e adultos que estão na EJA. A modalidade tem como objetivo principal a inserção de pessoas que não tiveram acesso à escolarização. A flexibilidade do cronograma que permite a oferta de disciplinas e matrícula em vários momentos do ano é fundamental para garantir o direito de jovens e adultos trabalhadores (as) à educação”.

Veja mais sobre o assunto na página da APP Sindicato Londrina: ↓ ↓ ↓

http://www.applondrina.com/2019/10/09/7264/