APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
29 out

Servidores públicos denunciam adoecimento das categorias.

No Dia do(a) Servidor Público, comemorado nesta segunda (28), servidores(as) de diversas categorias realizam uma mobilização na frente do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba. Um “cemitério” foi montado com o objetivo de denunciar o alto índice de suicídios e o adoecimento da categorias.

Segundo dados do Ministério da Saúde, somente entre professores os suicídios aumentaram 15 vezes em 5 anos. Já os que relataram distúrbios mentais, são mais de 75% numa pesquisa realizada pela UFPR. “Nós não temos o direito de não perceber que o colega ao lado está adoecendo. São tempo difíceis onde a população está sendo colocada contra os servidores. Os nossos direitos estão sendo atacados, nossos salários reduzidos e o tempo de permanência na escola cada vez maior. Nesta lógica de se fazer mais com cada vez menos (dinheiro e mão de obra) o governo está sucateando a educação, a segurança, a saúde e todos os serviços de atendimento à população”, afirma a coordenadora do FES, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

Os(as) servidores(as) também denunciam os ataques do governo do Paraná. No último dia 15, o governador Ratinho Jr.  conseguiu aprovar um projeto que acaba com as licenças especiais dos servidores e servidoras. “Nós não somos privilegiados, somos trabalhadores que temos que nos unir sim, manifestar ou vamos perder ainda mais direitos que lutamos tanto para conseguir. Isso desmotiva, desvaloriza e adoece”, reforça a representante do Sindijus, Andreia Ferreira. Além disso, passados mais de 10 meses de governo, Ratinho não fez qualquer reunião com sindicatos como prometeu em campanha. Já a reposição salarial congelada há quase quatro anos, já chega a 17% de defasagem.

Os servidores permanecem o dia todo na frente do Palácio Iguaçu e irão participar da sessão da ALEP.  Participaram da mobilização os deputados estaduais Professor Lemos e Arilson Chiorato.

 

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.