APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
27 Maio

Conselho Estadual aprova estado de greve

Em reunião dos conselheiros da APP Sindicato realizada em Curitiba no dia 25/05 ficou decidido por unanimidade pelo Estado de greve, a Assembleia Estadual está marcada para o dia 29 de junho.

 

 

Professores(as) e funcionários(as) de escola eleitos(as), nos 29 Núcleos Sindicais da APP, como integrantes do Conselho Estadual participaram hoje (25) de uma reunião na sede do Sindicato para analisar as mobilizações e atos da categoria, no último período e, coletivamente, decidir sobre as próximas ações em defesa de uma educação pública com mais qualidade.

A manhã de debates começou com uma análise de conjuntura feita pela direção estadual e convidados manifestando apoio à luta pela data-base e contra a Reforma da Previdência (fizeram falas: o deputado estadual Tadeu Veneri, o líder do MST, Roberto Baggio, o presidente do Sindpetro/PR-SC, Mário Alberto Dal Zot e o presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Wellington Tiago).

O economista Cid Coordeiro, um dos responsáveis pelos estudos técnicos do Fórum das Entidades Sindicais (FES), também conversou com os representantes demonstrando as possibilidades financeiras para o pagamento da data-base. Reforçando a argumentação do FES que o calote na reposição da inflação (acumulado há mais de três anos) é um impasse político, e não financeiro, portanto, as mobilizações da APP-Sindicato são a forma que categoria tem para resistir e avançar.

A direção estadual propôs e o conselho auxiliou na construção de um documento público chamado Manifesto da Educação. O documento aponta quais são as propostas e defesas da APP-Sindicato para uma educação pública humanizadora, gratuita, democrática, laica, integral, desmilitarizada e de qualidade para todos e todas. O documento estará disponível aqui, no site da APP, em breve após a sistematização das contribuições dos(as) Conselheiros(as).

O grupo de representantes também levará as suas regiões os informes atualizados sobre as ações da APP-Sindicato no âmbito judicial em defesa dos direitos dos(as) educadores(as).

Desta reunião também saiu o calendário de mobilizações para as próximas semana, além de aprovar o estado de greve.

 

Roteiro de mobilizações:

28 de maio (terça-feira) – Mobilização na ALEP, das 09 às 17 hs, contra a aprovação da Lei da Mordaça (PL 606/2016);

29 de maio (quarta-feira) – Mobilização geral dos(as) Servidores(as) na ALEP, das 09 às 17 hs. Nesta data haverá audiência pública de prestação de contas do secretário da fazenda do governo Ratinho Jr;

27 a 31 de maio – Conferência Nacional de Formação da CUT em Belo Horizonte;

30 de maio (quinta-feira) – Apoiar e participar das mobilizações convocadas pelo movimento estudantil;

1º de Junho (sábado) – Seminário Estadual Diretores(as); Seminário Estadual PSS professores(as) e funcionários(as)

04 de junho (terça-feira) – Plenária do FES, na APP-Sindicato, das 09 às 13 horas;

06 a 08 de junho – 16º Encontro do Fórum Estadual de Educação Étnico-Racial do Paraná, Ponta Grossa;

14 de junho (sexta-feira) – Greve Geral;

12 de junho (quarta-feira) – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil;

26 de junho (quarta-feira) – Reunião do CNE/CNTE em Curitiba;

27 e 28 de junho – 9ª Conferência de Educação da CNTE;

28 ago a 01 setembro – 18ª Jornada de Agroecologia em Curitiba;

30 agosto (sexta-feira) – Dia de luto e luta da Educação Pública do Paraná.

 

FONTE: APP Sindicato

 

 

 


APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.