APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
25 mar

Ratinho Jr. aproveita pandemia para privatizar serviços do Estado

PL 189/2020 estabelece a extinção de diversos cargos, inclusive de agente educacional I e II, funcionários das escolas estaduais.

Na tarde desta terça-feira (24), enquanto anunciava medidas para famílias e empresas, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr (PSD), enviou projeto para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), autorizando a terceirização de diversos serviços públicos e a extinção de cargos existentes.

Na prática, o governador se aproveita do período excepcional de Pandemia em que o mundo passa, onde a ALEP está com as portas fechadas e pessoas em isolamento para tentar aprovar projetos impopulares, como privatizar vários serviços prestados à população.

Na educação pública, o impacto é imenso. São quase 30 mil profissionais que atuam nas escolas estaduais em serviços como alimentação escolar, limpeza, conservação, bibliotecas e serviços administrativos. Segundo o projeto esses serviços são considerados acessórios, instrumentais e auxiliares e “que não caracterizem função exclusiva ou estratégica para o estado”.

Hoje são cerca de 10 mil pessoas contratadas temporariamente, enquanto o sindicato cobra a realização de concursos públicos. “Este projeto é uma afronta e vai na contramão de tudo o que estamos vivendo. O caos que estamos vivenciando na saúde expõe justamente que o serviço público é fundamental para a maioria da população, principalmente os mais pobres”, afirma Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato, que representa professores e funcionários da rede pública estadual.

Segundo Leão haverá resistência mesmo em tempos de pandemia. “Faremos todas as denúncias contra este projeto perverso do governo do Paraná, que não prioriza a vida das pessoas mas quer, cada vez mais, precarizá-la”, enfatiza.

ANEXOS DO PL – PROJETO DE LEI.

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.