APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
9 jun

Pesquisa confirma que apenas 30% dos estudantes conseguem entregar atividades online no Paraná.

Informação é resultado do levantamento realizado pela APP Sindicato Londrina em parceria com projetos da UEL; dados mostram que pressão e excesso de trabalho viraram regra.

Acesse o relatório parcial da pesquisa AQUI

A APP Sindicato de Londrina realizou, com o apoio de projetos de ensino/pesquisa/extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a pesquisa “Atividades escolares durante a pandemia e condições de trabalho docente no Paraná”. O relatório parcial que está sendo divulgado hoje, 9, confirma a preocupação de várias organizações e entidades que atuam na educação pública no Paraná: os estudantes não estão conseguindo participar e entregar as atividades online.
Segundo uma das coordenadoras da pesquisa, a professora e doutora do departamento de Ciências Sociais da UEL, Ângela Maria de Sousa Lima, a pesquisa confirmou as hipóteses previstas. “A maioria dos estudantes não têm acesso as atividades online. Os professores(as) estão trabalhando mais e sem um apoio efetivo para a realização das atividades”, disse.
Os dados obtidos demonstram que apenas 29,42% (49.093 estudantes) dos estudantes conseguiram entregar as atividades solicitadas pelos professores(as) em todo o estado. A análise das informações detalhadas demonstra uma situação ainda mais preocupante, 79,42% não conseguiram realizar nem 50% das atividades propostas. Os professores(as) que compõem a amostra atendem 166.865 estudantes.
A pesquisa contou com a participação de 596 professores(as) da rede estadual, de 61 municípios e 30 núcleos regionais de educação – NREs. Foram consultados(as) educadores(as) do Ensino Fundamental e Médio, de todas as modalidades de ensino e das disciplinas que compõem a matriz curricular.
Outro fator identificado na pesquisa e destacado no relatório parcial é a precarização das condições de trabalho dos docentes, na qual 93,6% dos professores(as) afirmaram que estão trabalhando a mais do que a carga horária semanal para orientar e corrigir atividades dos estudantes.
O secretário de assuntos jurídicos da APP Sindicato Londrina, Rogério Nunes da Silva que participou da organização da pesquisa destaca “a situação encontrada é mais grave do que imaginávamos. Percebemos em algumas escolas a preocupação com as críticas realizadas ao sistema de tele aulas. No entanto, é importante esclarecer que para a validação das atividades neste período é fundamental que os requisitos previstos na deliberação 01/2020. A participação dos estudantes não é um detalhe, conforme o estabelecido nos artigos 4º e 5º. Quando a SEED/PR não respeita o estabelecido na deliberação todo o esforço realizado pelas escolas corre um sério risco. A desorganização observada pode fazer com que tenhamos que trabalhar duas vezes”.
Além disso, as últimas medidas efetivadas pela SEED/PR no início de junho, referente ao sistema de controle da jornada de trabalho e as novas solicitações tendem a piorar as condições de trabalho verificadas na pesquisa.

Londrina, 9 de junho de 2020

Este material faz parte da série: Aulas remotas; muito trabalho, pouco aprendizado.

Colaboração: Elsa Caldeira