APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
12 set

Professores(as) e funcionários(as) da educação decidem que não retornarão com aulas presenciais em 2020

Em assembleia on-line neste sábado (12), categoria deliberou por greve em defesa da vida caso governo decida pela volta às aulas presenciais durante a pandemia.

Mesa de trabalho da assembleia estadual on-line – Foto: APP-Sindicato

Em assembleia on-line da APP-Sindicato, na manhã deste sábado (12), professores(as) e funcionários(as) de escola da rede estadual e das redes de 209 municípios do Paraná aprovaram a realização de “greve em defesa da vida”, contra a retomada das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, explica que a paralisação será desencadeada caso o governo decida pelo retorno das aulas nas escolas em 2020. “A categoria está mobilizada e não aceitará qualquer imposição que coloque em risco à vida tanto dos estudantes e seus familiares, quanto dos profissionais que trabalham nas escolas”, disse.

Os(as) educadores(as) também deliberaram ações relacionadas com as condições de trabalho e ataques aos direitos dos(as) servidores(as) públicos(as). “Aprovamos um calendário de mobilizações para reforçar nossa resistência, especialmente neste momento complexo em que os governos têm promovido uma política de precarização da educação pública e de retirada de direitos da nossa categoria”, relatou a secretária de Finanças da APP-Sindicato, professora Walkiria Olegário Mazeto.

Assembleia on-line


É a primeira vez que a APP-Sindicato realiza uma assembleia através da internet. A direção estadual do Sindicato deliberou pela organização da atividade desta forma para assegurar a participação de todos(as) com segurança, considerando as normas de prevenção contra a Covid-19, que impedem a aglomeração de pessoas.

“Realizar a assembleia de forma on-line foi um grande desafio, por conta da situação que estamos vivendo, sem poder fazer aglomerações. Apesar disso, assim como todas as lutas que enfrentamos, conseguimos organizar essa atividade com muito sucesso, garantindo a participação de toda a categoria no processo de construção e decisão da luta coletiva”, avaliou a secretária Geral da APP-Sindicato, professora Vanda do Pilar Santana.

Mais de 2,7 mil profissionais que trabalham na educação pública do Paraná se cadastraram para participar da atividade. Os debates e as votações aconteceram através da plataforma de videoconferência Zoom.

Apenas os(as) integrantes da mesa de trabalho, dois(duas) tradutores(as) de libras e uma equipe técnica reduzida se reuniram de forma presencial na sede do Sindicato, em Curitiba, cumprindo regras de distanciamento social, uso de máscara de proteção facial e higienização com álcool em gel.

A assembleia teve início no sábado passado (5), mas precisou ser suspensa devido a problemas técnicos com a transmissão de vídeo pela internet. A decisão teve o objetivo de permitir ajustes técnicos para garantir a participação de todos(as) os educadores(as).

Outras deliberações


Aprovada a indicação dos nomes de Osvaldo Alves de Araújo e Tereza de Fátima dos Santos Rodrigues Lemos, como titulares titulares, e de Cláudia Gruber e Ralph Charles Wendpap, como suplentes, para representar a APP-Sindicato junto ao Conselho do Magistério.

Referendada a suspensão da assembleia ordinária da APP-Sindicato, conforme consta no Estatuto da Entidade, devido à pandemia do novo coronavírus e ao isolamento social decretado pelo governo estadual.

Aprovada carta pública para CUT e CNTE para realização de uma plenária nacional destinada a construção de uma greve nacional contra a destruição do serviço público pela proposta de reforma administrativa.

Aprovada moção em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, em apoio à comunidade escolar da Escola Básica Luiz Candido da Luz, em Florianópolis. a moção é voltada para autoridades de santa Catarina, exigindo a defesa da escola, do seu processo pedagógico e contra qualquer punição aos(às) profissionais daquela instituição.

Calendário de mobilizações


Intensificar a Campanha “Fora Feder” em redes sociais e nas ações virtuais do Secretário de Educação.

Promover ação virtual em defesa dos trabalhadores/as PSS – #ForaFederJáRespeitoPss;

Constituir abaixo assinado virtual na defesa dos atuais critérios para seleção dos(as) PSSs – PROVA – APENAS PARA CONCURSO PÚBLICO.

Realizar ato em frente à SEED caso o Secretário Renato Feder alterar modelo de seleção impondo prova, banca ou outros mecanismos excludentes.

Realizar junto ao FES as mobilizações contra as emendas a LDO de congelamento das carreiras.

Realizar junto com o FES as mobilizações por mudanças no atendimento da Perícia Medica do Estado.

Todas as quartas-feiras às 17h – Promover e participar das lives promovidas pelo FES sobre a reforma administrativa.

14/09 em diante – realizar mobilização virtual e ação sobre os/as deputados/as estaduais pela rejeição à emenda a LDO que congela as carreiras.

14 a 19/09 – Semana de Mobilização da CNTE – SEMANA FREIREANA

18/09 – Dia de Mobilização Estadual contra o Assédio Moral e pela Saúde Mental.

23/09 – Dia de Mobilização Estadual do Basta contra a sobrecarga e por melhores condições de trabalho nas escolas públicas do Paraná. Postar nossas pautas no Classroom.

30/09 – Dia de Mobilização Nacional contra a PEC 32 (Reforma Administrativa)

Atividades institucionais


16/09 – Coletivo Estadual de Funcionárias e Funcionários da Educação;
17/09 – Jornada Estadual de Municipais: Plataforma da Categoria para debate com candidatos a Prefeitos(as) e Vereadores (as);
19/09 – Encontro Macrorregional da Jornada de Municipais;
23/09 – Dia Mobilização estadual do BASTA contra a sobrecarga e por melhores condições de trabalho nas escolas públicas do Paraná;
25 e 26 /09 – Seminário Estadual por uma educação pública, democrática e humanizadora;
29/09 – Plenária Estadual com pedagogas(os).

FONTE: APP-Sindicato