MPE pede suspensão de programa de militarização do ensino
O programa do Governo apresentava inconsistências que prejudicaria a comunidade mais carente afetando a premissa de uma escola inclusiva, democrática e cidadã.
O Ministério Público do Estado (MPE) solicitou a suspensão do Programa de Militarização das Escolas, o MPE entendeu que o programa não contemplou a Democracia e apresenta muitas inconsistências. Uma das irregularidades apontadas, foi que o governo atropelou o processo de deliberação da comunidade escolar ao convocar a votação sem prévio esclarecimento da comunidade sobre as implicações do programa. Esse foi um dos pontos citados pela promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite na Portaria que pede a suspensão do processo de conversão das escolas ao novo modelo.

Outra denúncia acatada pelo MP foi o desrespeito aos critérios de seleção dos estabelecimentos de ensino para o programa. Não poderiam ser habilitadas escolas que oferecessem ensino noturno, devendo ter prioridade no programa aqueles estabelecimentos localizados em áreas de vulnerabilidade social. Esses requisitos não foram observados pelo governo.

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de Luta.