APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
19 nov

Professores fazem greve de fome contra Edital do PSS

Os professores são contra o Edital do PSS que prevê a realização de uma prova presencial para a contratação. Em período de Pandemia a prova presencial é uma exigência descabida e irresponsável que fere todos os protocolos de prevenção contra o corona vírus.

Na manhã desta quinta-feira (19) cerca de 50 professores e professoras decidiram, numa iniciativa extrema, fazer greve de fome contra o novo Edital do Process Seletvo Simplificado (PSS) da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed). O ato é uma medida desesperada, já que, com as novas regras do PSS, milhares de educadores podem ficar sem emprego. Os professores haviam  ocupado o Plenarinho da Alep na tarde ontem, porém a justiça determinou a reintegração de posse.  Na manhã de hoje eles desocuparam o prédio e se concentraram em frente ao Palácio Iguaçu, onde um grupo faz greve de fome.

O novo edital propõe uma prova presencial (primeira vez que isso acontece) em plena pandemia (mais de 30 mil candidatos terão de participar), a exclusão de professores grupo de risco da seleção e a cobrança de uma taxa de inscrição. Os grevistas, entre eles o professor e colunista do Parágrafo 2, Rafael Pires de Mello, prometem encerrar a greve de fome apenas quando o edital for revogado. A Seed não se manifestou e não participou de reuniões que haviam sido marcadas com o sindicato da categoria, a APP.

Informações e Imagem: Paragráfo 2

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.