2017-2021 • GESTÃO INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA, DE BASE E DE LUTA!

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
26 fev

Dezenove escolas têm casos confirmados ou suspeitos de covid/19 na região de Londrina

No município de Londrina foram registrados casos em 24% das escolas estaduais.

O governador Ratinho Jr anunciou na manhã de hoje, 26/02, diversas medidas para tentar conter a pandemia de coronavírus no Paraná. A semana foi marcada por recorrentes alertas de autoridades da área que indicam um iminente colapso do sistema público de saúde. A decisão do governador foi tomada um dia após o Secretário de Educação, Renato Feder, anunciar que “as escolas são o local mais seguro e que é necessário o retorno das aulas presenciais, mesmo na pandemia”.

A insistência pelo retorno das aulas presenciais pela SEED/PR tem contribuído para o agravamento da pandemia no Estado. Desde o dia 11 de fevereiro, tem ocorrido nas escolas estaduais atividades de formação. Esta situação fez com que com que as unidades escolares se tornassem focos de contaminação e circulação do Covid/19. O trabalho de acompanhamento realizado pela direção do núcleo sindical Londrina demonstrou que em 19 escolas foram registrados casos confirmados ou suspeitos de covid/19 neste período.

O presidente do núcleo sindical de Londrina, professor Márcio André Ribeiro, reforça que “a postura do secretário Renato Feder é algo que beira a irresponsabilidade. Apesar do esforço das direções escolares, dos professores(as) e funcionários(as), não existe o mínimo de condições para o retorno das aulas presenciais. Faltam funcionários(as) para o cumprimento dos protocolos de biossegurança em praticamente todas as escolas. Os equipamentos de proteção individual são em quantidade insuficiente e geralmente a estrutura física das salas, geralmente pouco ventiladas, transforma a escola em um espaço de enorme risco para a transmissão do Covid/19”.  

Os fatos, tardiamente reconhecidos pelo governador Ratinho Jr. comprovam o que a APP Sindicato Londrina tem afirmado desde janeiro: o retorno das aulas presenciais só é possível com o controle da pandemia e com  um processo de vacinação efetivo e que imunize todos os profissionais da educação. 

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.