APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
16 mar

Cambé: APP Londrina questiona decisão da prefeitura em retornar as aulas presenciais

OS DADOS DO PARANÁ SÃO PREOCUPANTES. SABENDO QUE NENHUM PROTOCOLO É SEGURO, O MAIS SENSATO É QUE O CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL TOME AÇÕES QUE PROTEJAM A VIDA.  

A APP Sindicato tem recebido relatos de profissionais da educação de Cambé que expressam o temor do retorno das aulas presenciais, com as aulas presenciais, o chefe do executivo estará colocando em risco não somente os profissionais da Educação mas toda a população de Cambé. Conforme estudos a nova cepa é muito mais severa e compromete a saúde dos mais jovens, inclusive dos estudantes em idade escolar. Neste momento o mais sensato por parte dos chefes do executivo municipal é se preocupar em preservar a vida.

Diante do risco iminente do contágio de estudantes e servidores(as) da área da educação e consequentemente de toda a sociedade de Cambé, o Professor Antônio Marcos, Diretor do NS de Londrina em nome da APP Sindicato, compareceu em 15/03/2021 na Prefeitura de Cambé, onde protocolou ofício questionando o retorno das aulas presenciais, visto que o Paraná está passando pelo pior momento da Pandemia com muitos doentes por covid-19 esperando por leitos de UTI.

Analisando pelo aspecto geográfico, com uma população de mais de 107.000 habitantes (IBGE,2020) e a proximidade entre Londrina e Cambé é algo que merece uma reflexão, por se localizar próxima de Londrina onde existe um fluxo grande de trabalhadores entre as duas cidades praticamente conurbadas. Outro ponto importante a ser levado em consideração são os dados de Cambé segundo o próprio site do município da data de 15/03/2021, no que tange a pandemia do Covid-19, Cambé apresenta 129 óbitos, mais 126 novos casos de contágio, 22 internamentos, sendo 10 em UTIs e 12 em enfermarias e mais 302 casos de isolamento domiciliar, tais dados demonstram a necessidade de medidas que coíbam o crescimento do contágio, em concomitância com Londrina, onde o sistema de saúde já se encontra colapsado, caso ocorra um aumento de casos na cidade vizinha, Londrina também irá sentir de forma direta os reflexos deste aumento, piorando ainda mais o sistema de saúde já colapsado com falta de leitos nas enfermarias e também nas UTIs. A prevenção hoje será benéfica para a população de Cambé e de Londrina.

É inquestionável que o retorno das aulas presenciais em Cambé colocará em risco uma região ligada historicamente pela política da boa vizinhança. O que se espera neste momento é que prevaleça o bom senso e a valorização da vida, com a suspensão do início das aulas presenciais, a suspensão irá trazer um pouco mais de segurança para os estudantes, para os profissionais da educação, para toda a população de Cambé e também para a região metropolitana de Londrina.

A APP Sindicato de Londrina defende e sempre irá defender a preservação da vida e jamais irá medir esforços nesta luta, neste momento espera-se que as ações dos chefes executivo venham a colaborar para que vidas sejam preservadas e não ceifadas por falta de gestão.

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de Luta.