APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
26 abr

APP SINDICATO, 74 ANOS LUTANDO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

74 ANOS, COMBATENDO O BOM COMBATE SEM MEDIR ESFORÇOS NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE.

Definitivamente, a união faz a força. E a APP comprova este dito popular. Primeira organização criada pelos professores e professoras da rede pública de ensino do Paraná, em 26 de abril de 1947, a entidade tem uma história repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. E foi através da união que ela se tornou cada vez mais importante.

Em 13 de dezembro de 1981, numa assembleia realizada em Ponta Grossa, a entidade unificou-se com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APLP), fundada em 06 de maio de 1967, e com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APMP), fundada em 09 de dezembro de 1972.

Oito anos depois, em 18 de maio de 1989, numa assembleia histórica realizada em Londrina, a APP, livre do impedimento imposto pela ditadura militar, pôde assumir a condição de sindicato, passando a denominar-se: APP-Sindicato dos Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais no Paraná.

Já os funcionários e funcionárias das escolas estaduais, organizaram-se primeiramente na associação dos servidores das Escolas Estaduais do Paraná (Aseep), depois transformada em Sindicato dos Servidores dos Estabelecimentos Estaduais de Ensino do Paraná (Sinsepar), em assembleia realizada em 28 de novembro de 1988. Por fim, transformou-se em Sindicato dos trabalhadores dos Trabalhadores na educação Pública do Paraná (Sinte), em 10 de agosto de 1990.

Outro passo importante no fortalecimento da organização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação foi unificação com o Sinte/PR. Em outubro de 1997, o Congresso Estadual Extraordinário de Unificação da APP-Sindicato e Sinte/PR, na cidade de Pontal do Paraná, com a participação de delegados das duas entidades, referendou a decisão de unificação dos sindicatos com atuação nas escolas públicas do Estado.

Em 7 de março de 1998, na cidade de Campo Mourão, o Sinte/PR realizou uma Assembleia Estadual, aprovando as deliberações do Congresso e, em 25 de Abril do mesmo ano, a APP-Sindicato realizou a Assembleia Estadual Extraordinária Unificada, em Ivaiporã, referendando as deliberações do mesmo congresso. Após estes dois eventos foram consideradas extintas as entidades sindicais acima, sendo ambas substituídas pela APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

A unificação da APP-Sindicato com o Sinte/PR surgiu da compreensão de que funcionários e funcionárias também são educadores (as). A decisão reafirmou um desafio: organizar os trabalhadores em Educação do Paraná em uma só categoria.

A representação da categoria abrange professores (as), pedagogos (as), e funcionários (as) de pré-escola, ensino fundamental, médio e especial, independente do regime jurídico; das redes públicas estadual e municipais do Paraná. A APP-Sindicato também representa os professores da rede municipal em municípios onde não houver sindicatos próprios.   

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.