APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
11 Maio

Nota de repúdio

A APP Sindicato Londrina vem manifestar seu veemente repúdio à atitude da Chefia do Núcleo Regional de Educação de Londrina, com relação à pressão exercida para o retorno às aulas presencias. No dia de ontem (10/05/21), realizou-se uma reunião com diretores(as) das escolas públicas, deste núcleo, orientando-os(as) a convocar os(as) professores(as) para a volta das atividades presencias.

Entendemos ser uma atitude de total irresponsabilidade e incoerência, uma vez que desconsidera as determinações da própria Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do governo do Estado , que não emitiram nenhum documento oficial que contenha esta orientação.

O ponto de vista de alguém que ocupa um cargo de chefia , não pode sobrepor o entendimento de toda a comunidade escolar no que refere-se ao atual momento de crise pandêmica e alto risco de contágio. A chefia do núcleo utiliza-se de sua posição para pressionar os(as) diretores(as) das escolas à comprometerem-se , já que ao mesmo tempo que orienta os diretores(as) que convoquem o retorno das aulas presenciais , joga a responsabilidade deste retorno para os mesmos.

Segundo a pesquisa do Doutorando , Mestre Lucas Ferrante, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorando do programa de Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, conjuntamente com vários(as) pesquisadores(as) de diversas universidades (Estatísticos, Matemáticos, Bioquímicos e Infectologistas) que trabalham com um modelo mundialmente conhecido e seguro, apontam que os números de contaminação da cidade de Londrina são dos mais graves que existe no Estado do Paraná e confirma que a abertura de escolas são fator determinante para o início de outras ondas pela retomada da circulação do vírus da COVID -19/P1 e que mesmo que estivéssemos em um momento de queda, esta queda seria interrompida e a taxa de contágio voltaria a subir com a reabertura das escolas , algo que , se acontecer , irá prejudicar ainda mais o já colapsado sistema de saúde.

Cabe ressaltar que a maioria dos professores(as) e funcionários(as) ainda não foi vacinada, sendo assim extremamente arriscado para toda a população a volta as aulas presenciais neste momento , ainda extremamente grave , da crise sanitária.

Desta forma, nos contrapomos a essa lamentável postura e reiteramos nossa total preocupação com a vida de nossos professores (as), funcionários(as), alunos (as) e suas respectivas famílias e orientamos os diretores(as) que não cedam a esta pressão , mensagem de wattsapp, não é documento e não tem validade. Se o diretor(a) ou presidente do conselho escolar quiser convocar, que o faça através de uma convocação por escrito, baseada em resolução que determine isso e envie por e-mail para o professor(a), pois haverá a responsabilização através da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se algo acontecer. Lamentamos a atitude desta chefia do NRE – Londrina pois , assim como valorizamos e lutamos pela educação também defendemos a vida.