APP Sindicato participa de Ação Civil Pública sobre retorno às aulas em Londrina
Audiência de conciliação ocorreu hoje dia 10 de junho.
No último dia 08 de junho a APP Sindicato Londrina apresentou requerimento para participar da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Paraná – 22ª Promotoria de Justiça, responsável por atuar nas áreas da Infância, Juventude e Educação na comarca de Londrina. A ação proposta pelo MP tem a intenção de obrigar que o município de Londrina retorne com às aulas presenciais na rede municipal de educação.

No dia 27 de maio, a Vara da Infância e da Juventude de Londrina concedeu liminar determinando o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Londrina. A decisão suspendeu o Decreto Municipal 286/2021 e estipulou o prazo de 20 dias para o cumprimento de tal medida.
O secretário de Assuntos Jurídicos da APP Sindicato, Mario Sergio de Souza, reforça “a defesa do direito à educação não pode desconsiderar a gravidade da pandemia no Paraná e em Londrina. A ação do MP desconsidera os estudos científicos que comprovam que não existe segurança das atividades presenciais nas escolas até que pelo menos 70% da população esteja vacinada”.
O presidente da APP Sindicato Londrina, professor Márcio André Ribeiro, “infelizmente o retorno as aulas presenciais tem ocorrido de forma irresponsável e contribuído para agravar ainda mais a pandemia. Nossa posição se fundamenta na nota técnica elaborada por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Não temos dúvidas de afirmar que nesta situação de avanço lento da vacinação no estado do Paraná, o isolamento social se mostra com única medida preventiva eficaz. Além disso, o retorno as aulas presenciais contribuíram decisivamente para a ocorrência de novas ondas, o aumento de casos, internações e óbitos”.
