APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
15 jul

Seed publica resolução com convocação para retorno das atividades presenciais em todo Paraná

A APP-Sindicato aponta que a convocação presencial sem a imunização completa coloca em risco a vida de Educadores(as).

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou nesta terça-feira (13) a resolução N.º 3.047/2021, a qual estabelece o retorno presencial dos(as) servidores(as) dos Núcleos Regionais e instituições de ensino da rede estadual. A APP-Sindicato rechaçou a proposta e enfatiza que é necessário manter o modelo remoto até que seja viável um retorno seguro.

Com a publicação desta nova resolução, a Seed está convocando educadores(as) do grupo de risco a voltarem ao trabalho, desde que estejam há 30 dias com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses tomadas. Permanecem em trabalho remoto somente gestantes e servidoras lactantes de crianças com até 6 meses de idade, mesmo que estejam imunizadas.

O parágrafo 1º do Artigo 1º da resolução 3047 determina o retorno presencial no prazo de 72 horas de Educadores(as) que não estão no grupo de risco, ignorando o processo completo de imunização.

“Atualmente, funcionários(as) e equipe pedagógica já estão sendo convocados para cumprir uma carga horária de 8 horas diárias no regime presencial desde a publicação da resolução 4057/21. Agora, a resolução 3047 revoga a anterior e convoca todos(as) para executar o trabalho de forma presencial”, explica a secretária de Funcionários (as) de Escola da APP-Sindicato, Nádia Brixner.

A direção estadual da APP-Sindicato ressalta que o Paraná ainda não alcançou um quadro seguro de imunização, o que coloca em risco a saúde dos(as) profissionais no ambiente escolar. O Sindicato aponta ainda que a medida de Ratinho Jr. vai contra as orientações dos Órgãos Mundiais de Saúde e especialistas, que recomendam manter o isolamento social até que 70% da população seja vacinada.

“Desde o início da pandemia a APP-Sindicato está lutando e enfatizando a necessidade de defender a vida de Professores(as), Funcionários(as) de Escola e estudantes, mas o governo insiste em sua política negacionista do retorno das atividades presenciais. Sem a devida imunização, garantia de EPI’s e um protocolo rígido de Biossegurança não temos condições de fazer o retorno. Por isso o nosso Sindicato reafirmou a greve pela vida na assembleia estadual de 26 de junho”, reforça Nádia Brixner.

A secretária de Funcionários teme ainda que se a deliberação pela luta pela vida dos(as) Educadores(as) não for mantida, mais profissionais e seus familiares estarão em risco. Uma nova assembleia estadual está agendada para o dia 31 de julho, onde a categoria deve avaliar a greve e a organização da luta para este segundo semestre.

Fonte: APP-Sindicato

:: Confira aqui resolução na íntegra