APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
29 out

Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato de Fernando Francischini

Além de perder o cargo de deputado estadual, ele está impedido de disputar eleições por oito anos

A semana está puxada para a extrema-direita no Paraná, que sofreu duas derrotas judiciais por causa do mau hábito de propagar noticias falsas nas redes sociais.

Primeiro o vereador sub judice Eder Borges (PSD) foi condenado pelo crime de difamação contra a APP, acusada falsamente de manipular ideologicamente os(as) estudantes. Já nesta quinta-feira (28), o deputado estadual Fernando Francischini (PSL) teve seu mandato de deputado estadual cassado por espalhar mentiras sobre a urna eletrônica no dia da eleição de 2018.

Além de perder o mandato, Francischini está impedido de disputar eleições por oito anos. Acostumado a mentir, ele achou que poderia seguir enganando os paranaenses impunemente. Só que dessa vez a Justiça Eleitoral aplicou a lei e acabou com a farsa dele.

Francischini foi condenado por causa da transmissão ao vivo feita nas redes sociais no dia das eleições de 2018. No vídeo ele diz que está “estourando em primeira mão” uma informação e que estaria “com toda documentação da própria Justiça Eleitoral”, comprovando fraude em duas urnas eletrônicas para impedir que registrassem votos em Jair Bolsonaro para presidente.

O Tribunal Superior Eleitoral determinou que os votos em Francischini sejam anulados, o que vai mudar a composição das bancadas na Assembleia Legislativa do Paraná.
Francischini se celebrizou negativamente em 2015 ao liderar manobra bizarra para forçar a votação da reforma da Previdência na Assembleia Legislativa. O prédio estava cercado por servidores públicos estaduais, que se manifestavam contra o projeto de reforma fiscal do então governador Beto Richa.

Francischini era secretario estadual de Segurança e achou que seria uma boa ideia colocar os deputados situacionistas num ônibus blindado da Polícia, para tentarem entrar em segurança na Assembleia. A vergonha foi enorme e os apoiadores de Beto Richa passaram a ser conhecidos como “a bancada do camburão”.

O pacote fiscal foi retirado pelo governador. A votação acabou ocorrendo dois meses depois, no dia 29 de abril, quando 213 manifestantes foram feridos pela Polícia Militar.

Fonte: APP Sindicato

APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de Luta.