APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
22 fev

PRIMEIRO DE MAIO | Câmara de Vereadores compromete-se a lutar junto com a categoria na defesa do reajuste legal de 33,23%.

Apoio e Comprometimento dos/s vereadores/as ocorreu na Sessão da Câmara e contou com a presença de professores/as e da APP Sindicato.


Em um ato democrático e de valorização dos/as professores/as municipais, a Câmara Municipal de Primeiro de Maio, recebeu os/as professores/as e a APP Sindicato na sessão realizada em 22 de Fevereiro. O Presidente da Câmara, Vander Emanoel Dias Coelho, abriu a sessão e convidou para uso da palavra os representantes da APP Sindicato, Prof. Caldana e Profa. Sidineiva. O espaço foi utilizado para explanar toda a estrutura legal que envolve a educação pública que parte da Constituição Federal e perpassa pelo Plano Nacional de Educação, FUNDEB, novo FUNDEB, Piso Nacional do Magistério, Valor Aluno/Ano FUNDEB, dentre outros termos que embasam legalmente o reajuste de 33,23% reivindicado por direito pela categoria.

Após a explanação os/as vereadores/as presentes apresentaram suas dúvidas e solicitaram algumas informações a respeito do tema e após se apropriarem do assunto externaram apoio aos/as professores/as presentes na sessão e se propuseram a convocar a secretaria de educação bem como do gestor financeiro municipal para prestarem esclarecimentos sobre o não cumprimento da lei 11.738 de 2008 que determina o reajuste dos/s professores/as bem com o porque da negativa de diálogo da prefeitura com a APP Sindicato, entidade que representa o categoria.

Segundo o presidente da câmara, Vander Emanoel Dias Coelho, a convocação para os gestores municipais acontecerá para a próxima sessão agendada para 24/02 (5a. feira), e a APP Sindicato será convidada. A APP Sindicato bem como os/as professores/as de Primeiro de Maio aguardam a formalização do convite.

A APP Sindicato também encaminhará ofício para a Prefeita Bruna Casanova, em mais uma tentativa de agenda para dialogarmos com a gestão municipal, atividade que ficou prejudicada pelas restrições da pandemia do COVID e pela atitude da prefeita que vem se negando a conversar com os representantes da categoria, cuja última agenda foi em 2018.

Prof. Antônio Marcos, Secretário Executivo de Assuntos Municipais da APP Sindicato, relata que “acreditamos que a prefeita ceda à essa resistência em atender a Direção da APP-Sindicato, pois só com o diálogo poderemos encontrar a melhor solução para superar as deficiências da carreira dos trabalhadores do magistério sem comprometer a finanças do município”. O mesmo não pode estar presente na reunião por estar cumprindo isolamento social devido à contaminação pelo COVID-19.

Em Primeiro de Maio, novamente foi demonstrada a força e união da categoria com a APP Sindicato na luta pelos direitos!