APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
3 ago

LUTA DA APP SINDICATO GARANTE PAGAMENTO DO PISO DO MAGISTÉRIO EM TAMARANA


Em reunião realizada no último dia 31 de julho, a prefeita Luzia Suzukawa confirmou a reposição de 14,95% em 2023
A atuação da APP Sindicato Londrina resultou numa importante vitória para as trabalhadoras (es) da rede municipal de Tamarana. Em reunião realizada no último dia 31 de julho, a prefeita anunciou que o município cumprirá a lei Piso Salarial Nacional Profissional do magistério (PSNP). A atividade contou a presença da comissão sindical municipal, dos membros da direção regional da APP, professores Mário Reinaldo da Silva e Rogério Nunes da Silva e da direção estadual da APP, Antônio Marcos Rodrigues.
O secretário de assuntos municipais, professor Mário Reinaldo da Silva pontua “o pagamento do piso e a garantia dos 14,95% em 2023 é uma grande vitória da categoria. A atuação da comissão municipal e a abertura da administração municipal de Tamarana tem garantido o respeito ao piso nos últimos anos”.

Relembre os passos da luta em defesa do piso em 2023
Em janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 17 reajustando o valor do piso em 14,95%. Em janeiro a prefeita Luzia Suzukawa apresentou projeto de lei concedendo 10% de reposição salarial a todo funcionalismo público municipal. Na ocasião, a administração municipal reforçou o compromisso de novamente cumprir o reajuste do piso em 2023. Neste sentido, ficaram pendentes a diferença que corresponde a 4,95%. Deste então, a APP Sindicato Londrina acompanhou o debate e desenvolveu várias ações para a garantia do Piso Nacional do Magistério em Tamarana no ano de 2023.
A administração municipal apresentará no mês de agosto um projeto de lei ao legislativo para pagar os 4,95 % restantes. O índice será quitado em quatro (4) parcelas de 1,25 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Na reunião, a prefeitura de Tamarana reiterou o compromisso de pagar o piso considerando o mês de sua aplicação que é janeiro de 2023. No entanto, pelos limites impostos pela lei de responsabilidade fiscal, em janeiro de 2024, serão retomados os diálogos e as negociações sobre as possibilidades de pagamento destes valores.

Entenda os próximos passos
A comissão municipal e a direção da APP Sindicato Londrina acompanharão a tramitação do projeto de lei na câmara de vereadores agora no mês de agosto. Além disso, os avanços da luta e da mobilização em Tamarana serão avaliados em uma assembleia.

💪🏼 Sou municipal e Tô na Luta!
⚖️ O PISO E A CARREIRA DO MAGISTÉRIO É LEI!
APP Sindicato Londrina
Secretaria de Assuntos Municipais

APP76Anos