APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
13 nov

Coletivo de Promoção da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo da APP Sindicato Londrina realiza Ato “Eu sou porque nós somos”

Na manhã desse sábado, 11 de novembro, o Coletivo de Promoção da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo da APP Sindicato Londrina realizou o Ato “Eu sou porque nós somos” na Sala Ubuntu da Biblioteca Pública.

O grupo de intelectuais negros/as, professores/as, estudantes e artistas marcou presença nesse importante momento em que foi rememorado o processo de construção da Sala Ubuntu como espaço coletivo de negros: a demanda apresentada pela professora Eliane Candotti em nome da Gestão Municipal foi colocada em prática pelos professores/pesquisadores Edmundo Novais, Sônia Rodrigues, Maria Moreira (APP Sindicato) e também pela estudante Ana Beatriz (Coletivo Dona Vilma Yá Mukumbi). Com orientações da professora Olienne Oliveira e doações de tecidos africanos de Neyde Jordão. Esse grupo fez todos os reparos, pinturas e a preparação para que a sala pudesse receber a arte de Carão Capstilyle.

O ato desse sábado, além de reconhecer esse como um dos únicos espaços públicos para reverência à presença negra em Londrina, tem o objetivo de estimular o uso da sala para leitura e estudos. “A sala Ubuntu foi feita por mãos negras de pessoas que acreditam na leitura e na educação como agente de transformação e poder. Queremos ver nossa sala movimentada e viva, contribuindo com a formação de nossos/as estudantes”, afirmou a professora Maria Moreira, secretária de promoção da igualdade racial da APP Londrina.

Em tempo: a sala tem livros com temática específica da história e cultura africana e afro-brasileira, além de mesas para estudos e da boneca Zuri doada pela artista e pesquisadora Luciane Santos. E, logo à frente está a sala com temática indígena, construída com referências kaingang e Guarani, com o objetivo de reverenciar a presença indígena nativa do Paraná e do território que inclui Londrina.

Fotografias por: @thati.paola e @petra_pavlak