NÚCLEO SINDICAL
LONDRINA

Gestão
Independente, democrática,
de base e de luta!
2017 - 2021

Notícias

20180427 Ato29AbrilCalcadao BannerO massacre de 29 de abril de 2015 ainda está muito vivo na memória dos professores e professoras, funcionários e funcionárias e pedagogas e pedagogos. Ainda dói no corpo e na alma daqueles e daquelas que sentiram na pele o peso da repressão policial comandada por um governo que declarou guerra à Educação do Pública do Paraná.

Mas, não é por isto que ficaremos apenas lamentando. Ao contrário, tudo o que aconteceu nos motiva a continuar lutando e nos mostra que estamos do lado certo da história. Neste sentido, a APP – Sindicato Londrina foi nesse último sábado (28) ao calçadão de Londrina lembrar e protestar.

Ex-governo Beto Richa: um governo que não deixa saudades, um governo inimigo da educação pública

No então dia 29 de abril de 2015 o então governador Beto Richa deu ordem através da Secretaria de Segurança, que tinha como secretario Fernando Francischini, para que a polícia militar reprimisse com força máxima os servidores e servidoras públicos que estavam em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, onde protestavam pacificamente pelo direito de participar da sessão.

Os(as) servidores(as) portando cartazes, apitos e apenas a força da suas vozes foram covardemente reprimidos(as) pelos órgãos de segurança com balas de borracha, gás de pimenta, gás de efeito moral, cassetetes e até helicóptero foram usados para atingir os(as) manifestantes que só queriam, democraticamente, evitar que o projeto de lei do Executivo fosse aprovado pelos deputados e deputados. Projeto este que autorizava o confisco dos recursos do Paraná Previdência para pagamentos de dívidas pela irresponsabilidade e por corrupção do Governo Beto Richa.

Além do rombo de mais de 5 bilhões de reais, a votação na Assembleia e o massacre de 29 de abril provocaram muitos feridos e até pessoas hospitalizadas pela truculência da polícia.


O ato da APP – Sindicato Londrina contou com o reforço do Coletivo de Sindicatos, coletivo este que representa várias categorias de trabalhadores e trabalhadoras do estado e da iniciativa privada. Estes também vêm sofrendo inúmeros ataques aos seus direitos, como a Reforma Trabalhista, somado a repressão quando protestam contra estes ataques. E é somente assim: com a unidade entre todos(as) trabalhadores(as) que podemos resistir a este lamentável cenário desenhado pelo Governo Estadual do Paraná e pelo Governo Federal de Michel Temer. Desta forma, temos a esperança que conseguiremos reverter tudo isto e voltar a viver uma vida mais digna e com os direitos que nos cabe.

 

Direção da APP Sindicato Londrina

APP-Sindicato - Núcleo Sindical de Londrina