APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
30 jan

Carta Aberta à Comunidade Primaiense

A APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná representando Professores/Educadores da rede municipal de Educação Pública de Primeiro de Maio, vem à público esclarecer que desde a filiação da rede municipal a esta entidade, vem lutando para que sejam respeitados o direito das professoras municipais à Carreira digna embasada na Constituição Federal (artigo 206), no Piso Salarial Profissional Nacional – PSPN (Lei 11.738/2008) e nas Diretrizes Nacionais de Carreia.

Para que isso aconteça o Plano de Carreira do Magistério (Lei 135/2003) necessita ser alterado para adequá-lo à nova legislação bem como para corrigir as distorções criadas nesse período pela falta de aplicação de forma correta dos índices de reajustes salariais criando assim um forte achatamento nos salários dos professores e professoras.

Outros problemas que as(os) professoras(es) vivem em relação à carreira são:

• O número reduzido de hora atividade;
• Falta de critérios para concessão de licenças;
• Falta de aplicação das avaliações de desempenho para progressão na carreira;
• Descumprimento de acordos assumidos para implementação de Gestão democrática na rede de educação;
• Desvalorização das atendentes de creche.

Não foram poucas as tentativas de negociar com todas as administrações municipais na busca da superação dos problemas existentes na Carreira do Magistério Público Municipal, mas sempre as respostas se referem à dificuldade de recursos do município para fazer as alterações necessárias. Nos últimos meses a situação piorou com a administração Bruna Casanova, pois além de não apresentar proposta, descumpriu o acordo de realizar a indicação das diretoras de escola através de consulta à comunidade, iniciando um processo velado de desconsiderar a representação da entidade sindical e da Comissão de Professores que se manifestaram contra a aprovação do Consórcio Codinorp.

A Comissão de professores com participação ampliada reuniu-se no dia 16/01, e indicou uma série de atividades a serem realizadas na tentativa de retomar as negociações com a administração, buscando também o apoio da comunidade primaiense. Para isso convidamos a todos os cidadãos e cidadãs a participarem de uma PASSEATA EM APOIO ÀS CAUSAS DA EDUCAÇÃO, QUE OCORRERÁ A PARTIR DAS 17h e 30min NO DIA 04 DE FEVEREIRO, SAINDO DEFRONTE À PREFEITURA MUNICIPAL.

Passeata Em Apoio As Causas Da Educação

Dia: 04 de fevereiro

Horário: 17h30

Local da concentração: em frente à Prefeitura Municipal

Participe e vamos juntos e juntas defender os nossos direitos!