APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
30 nov

‘Estamos próximos de um colapso’, diz Beto Preto sobre a covid no PR

As palavras do próprio secretário da saúde, comprovam que a realização da prova para a contratação de professores PSS é descabida e irresponsável.

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) do Paraná publicou na quinta-feira (26), uma resolução suspendendo todas as cirurgias eletivas realizadas pelo estado por 30 dias.

Segundo o secretário estadual de saúde, Beto Preto, a medida foi tomada baseada nos altos índices de ocupação dos leitos nos hospitais em todas as regiões do Paraná. A decisão entra em vigor na terça-feira (01).

Durante entrevista coletiva, o secretário afirmou que o estado corre risc de entrar em colapso no sistema de saúde. “Nós estamos muito próximos de um colapso’, afirmou.

Os 998 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) dedicados a adultos com a doença no Paraná estão com 81% de ocupação. A situação mais preocupante está nos hospitais de Curitiba e região metropolitana.

Veja como está a ocupação levando em consideração a divisão por macrorregião estadual:

Leste: 91%
Noroeste: 80%
Oeste: 63%
Norte: 60%

A região norte, onde está localizada Londrina, a situação é de alerta, no entanto, ainda não há emergência sobre a possibilidade de superlotação das unidades.

Região leste

Curitiba, que faz parte da região leste, está com 96% dos leitos de UTI do SUS para adultos com covid-19 ocupados. Na cidade, as cirurgias eletivas da rede pública estão suspensas desde 17 de novembro, e na quarta-feira (25) a prefeitura estendeu a suspensão aos hospitais privados.

“Nós tomamos a decisão principalmente com foco em liberar as equipes hospitalares para um possível avanço do número de casos coronavírus e, principalmente, o número de internamentos”, disse Beto Preto.

A suspensão não se aplica a procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia ou cirurgias consideradas de urgência pelo médico. A resolução ainda pode ser prorrogada ou reduzida de acordo com a evolução da pandemia.

Novos leitos

De acordo com Beto Preto, novos leitos estão sendo reabertos no estado para dar conta na alta de internamentos. Inicialmente, serão cerca de 200 novos leitos, entre UTI e enfermaria, situando a maioria na região de Curitiba e 10 leitos em Guarapuava.

“Enquanto não temos uma vacina ou um medicamento completamente pacificado, a estratégia é essa”, explicou.

Aumento de casos

Desde o início da pandemia, 273.530 casos e 6.052 mortos em decorrência da doença.

“Estudando essa nossa curva ascendente aguda, pode se demonstrar que, se não tomarmos medidas efetivas neste momento, em 15 ou 20 dias poderíamos ter duas ou três vezes mais casos do que agora, o que implicaria em um colapso total da rede”, disse o secretário.

Novas restrições

De acordo com Beto Preto, novas medidas estão sendo estudadas para tentar frear a pandemia no Paraná.

Com informações redação temlondrina

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.