2017-2021 • GESTÃO INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA, DE BASE E DE LUTA!

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
11 fev

EM DEFESA DA VIDA: Representante da APP Sindicato Londrina se reúne com secretários municipais

Em reunião, secretários municipais apoiaram as ações do sindicato; prefeitura vai intermediar a participação da APP na próxima reunião da AMEPAR

Declarar apoio as ações do executivo municipal pela suspensão das atividades presenciais nas unidades de ensino em Londrina, com base no decreto municipal n° 85/2021 e buscar uma agenda positiva junto aos demais prefeitos da região para debater a necessidade do fechamento de mais escolas enquanto não houver vacina para todos, foram os principais objetivos da reunião realizada nesta quarta-feira, 10, no gabinete do Prefeito Marcelo Belinati.

Participaram da reunião, o representante da Secretaria de Assuntos Municipais da APP Sindicato, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves e os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e de Saúde, Felippe Machado, o vereador Matheus Thun.

O secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, iniciou a reunião destacando a importância da postura da APP em defesa do fechamento das escolas no Estado. “É necessária a união de toda a sociedade nessa pandemia. E a APP é um sindicato importante, que demonstrou apoio à política de enfrentamento da pandemia aplicada pelo executivo”, disse Canhada.

Em nome da diretoria da APP Sindicato, Gonçalves, perguntou sobre qual a expectativa de vacinação contra a Covi-19 para os professores e questionou sobre a possibilidade do executivo ajudar a APP a buscar apoio de  outros municípios da região para tratar sobre a necessidade do fechamento de mais escolas. 

O secretário de Saúde Felippe Machado garantiu que, os professores fazem parte do grupo prioritário de vacinação e deverão ser imunizados na quarta etapa do Plano Municipal de Imunização. “Dependemos dos envios de vacinas suficientes pelo Ministério da Saúde para que possamos cumprir com sucesso os prazos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização”, declarou. Segundo ele, a prefeitura também está preocupada com a  grande demanda de pacientes infectados de outros municípios que acabam buscando atendimento em Londrina, lotando ainda mais os hospitais locais.

 Ao final do encontro, ficou acordado que:  a prefeitura vai enviar um oficio para a Associação dos Municípios  do Médio Paranapanema – AMEPAR, para que a diretoria da APP possa participar da próxima reunião da entidade para buscar apoios de outros prefeitos; o vereador Matheus Thun,  que já tem uma agendada uma reunião virtual na próxima segunda-feira, 15,  na Câmara Municipal, para debater a  importância do fechamento das escolas , abrirá um espaço para a diretoria da APP expor a situação em nível estadual. Esta reunião também contará com a presença da secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. 

O representante da APP, Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves, considerou que as tratativas representaram grande avanço para as demandas da APP Sindicato. “Essa reunião foi bastante positiva, porque conseguirmos reafirmar importantes procedimentos em conjunto. Considero que tivemos um forte avanço na defesa dos professores e profissionais da educação pública”, finalizou.

Foto: Vivian Honorato
Foto: Vivian Honorato

Texto: Elsa Caldeira

Com informações: blog.londrina.pr.gov.br

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.