2017-2021 • GESTÃO INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA, DE BASE E DE LUTA!

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
15 fev

PELA VIDA: Professores da rede estadual de Santa Catarina aprovam greve contra retorno das aulas presenciais

EM ASSEMBLEIA VIRTUAL OS PROFESSORES DECIDIRAM PELA GREVE.

Os professores da rede estadual de Santa Catarina aprovaram uma greve contra o retorno das aulas presenciais. Uma assembleia virtual foi realizada nesta sexta-feira, 12, e contou com a presença de mais de 600 educadores.

A proposta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) é que as salas de aula só retornem após a vacinação dos professores. Intitulada Greve Pela Vida, a movimentação teria início na quinta-feira, 18, data marcada para o retorno das aulas presenciais.

“A preocupação com pandemia é de todos, e o retorno às aulas presenciais aumenta esta preocupação, pois é sabido que não existe retorno seguro sem a vacina”, afirmou o Sinte em nota. O sindicato de Joinville já havia declarado apoio à greve na quinta-feira.

Uma audiência com o Secretário da Educação está marcada para o dia 16. Dentre outras pautas, a questão da greve será debatida. Na ocasião, o governo estadual poderá apresentar uma proposta que contemple a categoria e evitar a greve.

Em conversa com o jornal O Município Joinville, a Secretaria de Estado da Educação (SED) afirmou que mantém o diálogo aberto com o sindicato dos profissionais da educação. Eles ressaltaram que estão respeitando os profissionais do grupo de risco e as especificidades das escolas.

Processo seletivo para professores foi criticado

Em resposta à declaração da Secretaria de Estado da Educação de que o governo está respeitando os profissionais do grupo de risco, o Sinte criticou a decisão de deixar os profissionais do grupo de risco de fora do processo seletivo que será aberto na segunda-feira.

A chamada é para professores admitidos em caráter temporário (ACT) e será feita por meio de uma plataforma on-line inédita, desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os servidores, porém, estariam sendo contratados para substituir os servidores efetivos do grupo de risco da Covid-19 para ministrar as aulas presenciais na rede estadual. Em casos excepcionais, como a contratação para aulas remotas, não se aplicam as restrições ao grupo de risco.

Com informações: https://omunicipiojoinville.com/

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.