APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
8 jul

Administração Municipal de Tamarana sinaliza avanços nas negociações com a categoria do magistério

Nesta quarta-feira (07/07) a Secretaria de Assuntos Municipais da APP Sindicato Londrina participou de reunião com a administração municipal de Tamarana, cujo tem central foi o pagamento do reajuste do Piso Salarial do ano de 2020.

Diferença do Reajuste do Piso
Em janeiro de 2020, o prefeito Beto Siena acordou com a comissão de professores(as) a implantação do reajuste do Piso do Magistério de 12,84% em três parcelas ao longo do ano com pagamento retroagindo a janeiro daquele ano, mas acabou não cumprindo o acordo sob a alegação dos impedimentos impostos pela LC 173/2020.
A prefeita Luzia Suzukawa reconhece o direito dos professores e professoras municipais receber essa diferença gerada pela pelo parcelamento do reajuste ao mesmo tempo que demonstra preocupação em fazê-lo, uma vez que as restrições impostas pela Lei Complementar se mantém até dezembro deste ano.

Compromisso assumido
Segundo levantamento apresentado pela administração é devido aos profissionais do magistério aproximadamente R$ 254.000,00 (duzentos e cinquenta e quatro mil reais) e que o numerário está reservado para essa finalidade. Diante disso assumiu que fará o pagamento assim que findarem os efeitos restritivos da impostos pela LC 173/2020. Diante do exposto o Prof. Antonio Marcos Gonçalves, secretário de assuntos municipais da APP Sindicato Londrina, sugeriu que seja dirigida uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado para verificar a possibilidade de pagamento o mais rápido possível visto que os recursos estão reservados para esta finalidade.

Outros temas de interesse da categoria
Também foi colocado pelo Secretário de Educação Rafael Nascimento da Silva, a necessidade de se proceder revisões na regulamentação da hora-atividade, distribuição de aulas e processo de escolha dos(as) diretores(as) escolares, para uma boa gestão do PCCR e ficou indicado que a comissão de professores(as) iniciará imediatamente os estudos para apresentar para categoria e para Secretaria de Educação.

Os avanços nas negociações em prol da categoria do magistério em Tamarana é fruto do intenso trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Municipais ao longo dos anos, garantindo a participação coletiva dos(as) educadores(as) nos espaços de formação, debate e principalmente das decisões, afirma Prof. Antônio Marcos Gonçalves, Secretário de Assuntos Municipais da APP Sindicato Londrina.

A reunião contou com a participação das vereadoras Profas. Angélica e Jislaine Vanite e também do Secretário de Fazenda Yoshicazo Uno e a Procuradora Geral Dra. Amabili Borges Florêncio.