APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
9 jul

APP Sindicato Londrina apresenta denúncia ao Ministério Público

Entidade ressalta descumprimento de medidas sanitárias e ausência de fiscalização. Na última semana de junho foram registrados 50 casos de covid-19 nas escolas da região de Londrina.   

Foto: Reprodução/MPPR

Hoje, 09/07, a direção da APP Sindicato Londrina apresentou uma nova denúncia ao Ministério Público em Londrina. O documento leva ao conhecimento do MP as situações de desrespeito aos protocolos sanitários, a falta de infraestrutura das escolas e a ausência de fiscalização do poder público.

Este cenário tem resultado na morte dos(as) trabalhadores(as) de educação e em centenas de casos de contaminação por covid-19 ocorridos nas escolas. Na última semana de junho foram registrados 499 casos de covid-19 nas escolas paranaenses. No núcleo regional de Londrina os casos positivos totalizaram 50.

O presidente da APP Sindicato Londrina, professor Márcio André Ribeiro, reforça “com certeza a situação é bem mais grave. As ameaças e assédios praticados intimidam quem deseja denunciar. Além disso, os casos estão subnotificados, pois em muitos casos a pressão exercida promovida pela SEED e pelo NRE-Londrina pelo retorno ou continuidade das aulas presenciais faz com que as escolas não tomem as medidas previstas no protocolo”. 

O diretor da secretaria de Assuntos Jurídicos da APP Sindicato Londrina, professor Rogério Nunes da Silva, destaca: “é visível a omissão das autoridades responsáveis por fiscalizar o cumprimento dos protocolos. Acompanhamos várias situações, que após a notificação das autoridades competentes, nenhuma das medidas de segurança previstas na Resolução SESA nº 98/2021 foram adotadas, mesmo com a previsão legal determinando o fechamento das Instituições de Ensino que apresentem casos suspeitos ou confirmados de contaminação por COVID-19. Na maioria dos casos as escolas continuam funcionando e colocando a vida e a saúde de todos(as) em risco.