2017-2021 • GESTÃO INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA, DE BASE E DE LUTA!

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
28 nov

APP Sindicato Londrina notifica Rádio Igapó

A direção da APP Sindicato Londrina esteve na tarde de hoje, 28 de novembro, na sede da rádio igapó. Na ocasião foi entregue uma notificação solicitando que a emissora conceda direito de reposta aos(as) trabalhadores(as) da educação.

 

 

A ação foi motivada pelas ofensas que tem sido proferidas aos(as) professores(as) e à escola pública pelo apresentador Rodrigo Marine, responsável pelo programa “No ar – Acorda Londrina”, transmitido diariamente por essa emissora.

Cabe relembrar que em áudio que circulou nas redes sociais e ao tratar da greve aprovada pelos trabalhadores(as) da educação pública do Paraná, que terá início no próximo dia 02 de dezembro, o apresentador realizou um conjunto de ofensas à nossa categoria. Na ocasião foram utilizadas palavras e expressões grosseiras e desrespeitosas. Tal fato gerou grande revolta nas escolas.

Segundo o presidente da APP Sindicato Londrina, professor Márcio André Ribeiro, “a nossa solicitação de direito de resposta não foi motivada pelas críticas a greve feitas pelo apresentador, pois a liberdade de expressão é um pilar de uma sociedade democrática. A ação do apresentador Rodrigo Marine caracterizou-se como um abuso ao direito de liberdade de expressão e desrespeitou os princípios que devem organizar as atividades de comunicação social”.

Também é importante ressaltar que o direito de greve e a organização sindical também são garantias protegidas pelo texto constitucional e fundamentais numa sociedade democrática (art. 8º e 9º da CF). Ao abordar à greve dos trabalhadores (as) da educação da rede estadual do Paraná, o apresentador desconsiderou este direito.

Além disso, em momento algum possibilitou à sociedade conhecer os motivos que fundamentaram à decisão de nossa categoria: tais como a proposta do governo Ratinho Jr. de extinguir o Ensino Médio Noturno e a Educação de Jovens e Adultos, temas de interesse de grande parte dos jovens e das famílias, que são os principais beneficiários da política pública de educação.

 

 


APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta