DIREÇÃO DA APP-SINDICATO DENUNCIA PRÁTICAS ANTISSINDICAIS AO MPT- LONDRINA
A direção regional da APP-Sindicato apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho em Londrina demonstrando as práticas antissindicais promovidas pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina – NRE. As ilegalidades ocorreram durante o processo da consulta que decidirá sobre a adesão ao modelo cívico-militar. Na região, 20 escolas realizarão o processo de consulta nos próximos dias 28 e 29 de novembro.
No documento protocolado pela entidade destaca-se que o “núcleo Regional de Educação de Londrina vem, nos dias que antecedem o processo de votação nas escolas, incidindo em uma série de atos que constituem prática antissindical, com vistas a cercear o direito da APP-Sindicato de participar do processo de votação e debater com a categoria, e com a comunidade escolar, acerca das implicações da militarização das escolas.” Além disso, a direção regional da APP-Sindicato requereu que o MPT-Londrina “diante da notícia dos atos antissindicais praticados pela Chefia do NRE Londrina, pugna a entidade sindical que seja instaurado procedimento investigatório”.
As práticas antissindicais verificadas nesta semana não podem ser interpretadas como algo isolado. O atropelo, autoritarismo e a coação estruturam o projeto das escolas cívico-militares. A direção regional da APP-Sindicato Londrina reitera que não admitirá limitações e desrespeito ao direito constitucional de organização sindical e representação dos trabalhadores(as) da educação.