APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
24 jan

Município de Primeiro de Maio: reajuste dos(as) servidores(as)

Nesta quarta-feira , dia 22, os diretores da APP Sindicato Londrina,  Antônio Marcos Gonçalves e Anderson Souza Oliveira, juntamente com professores e professoras municipais, acompanharam a sessão  extraordinária da Câmara de Vereadores que fora convocada para aprovar os projetos de Lei que visa revisar o vencimento dos servidores públicos municipais.

 

 

A sessão ocorreu de forma bastante rápida e os projetos foram aprovados autorizando um reajuste de aproximadamente 7,32%.

Apesar de o reajuste aprovado ser “aparentemente” superior aos índices de inflação acumulados no ano de 2019, que giram em torno de 4,4%, houve manifestação verbal do professor Antônio Marcos representando os(as) professores(as) municipais e da senhora Aparecida Benito Pereira, representado os(as) demais servidores(as) públicos municipais, apontando irregularidades na forma de correção proposta pelo Poder Executivo.

Ocorre que o município desde 2001 vem aplicando os índices oficiais de forma equivocada, apenas na primeira classe ou referência das carreiras e nas demais aplica índices bem inferiores, causando enorme achatamento nos vencimentos dos servidores a ponto de que o piso já alcançou a vigésima segunda classe da tabela de vencimentos do magistério. Fazendo com que os avanços obtidos através dos programas de qualificação e avaliação não causem efeito nos vencimentos dos(as) servidores(as) do quadro geral e do magistério.

 

 

A revisão e adequação da tabela de vencimentos do pessoal do magistério, hora atividade, escolha de diretores(as) escolares pela comunidade, cronograma de concessão de licença prêmio, entre outros pontos importante para o magistério e qualidade na educação, têm sido luta incessante dos(as) professores(as) municipais juntamente com a APP-Sindicato, inclusive vários desses temas já foram aprovados na Lei Municipal em junho de 2015, que instituiu o Plano Municipal de Educação, afirma Gonçalves.

O reajuste proposto pela administração além de incidir somente no Piso, que é o valor inicial da carreira, está muito aquém do índice oficial publicado pelo governo federal, que é de 12,84%, avalia a professora Joslaine Beliato.

 

 

O presidente da Câmara, vereador Elenilson José Espanholo, diante da insurgência dos(as) representantes sindicais e de várias professoras presentes, acatou o mérito e encaminhou ofício solicitando que o Poder Executivo analise a possibilidade de fazer as adequações.

As duas sessões para aprovação final dos projetos ocorrerá nesta sexta-feira 24/01 a partir das 10 horas.

 

 

  • Clique aqui e visualize o ofício.

 

 


APP Sindicato Londrina
Gestão Independente, democrática, de base e de luta