APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
10 ago

Sobre o combate da violência contras às meninas e mulheres

No início deste mês de agosto faz 15 anos, a Lei 11.340 de 07/08/2006 – Lei Maria da Penha. Esta legislação representa um avanço no combate à toda violência doméstica, principalmente a cometida contra meninas e mulheres no Brasil.

Todavia esta luta é diária e a impunidade e sobretudo os ranços do patriarcado, do machismo e da cultura machista milenares, continuam sendo um desafio permanente para a cidadania e a democracia da nossa civilização pela igualdade de gênero, contra o sexismo.

As mulheres continuam sendo violentadas todos os dias, nas ruas, repartições públicas, escolas, universidades, empresas, fábricas; mas principalmente nos lares de milhares de mulheres sofredoras de relacionamentos abusivos, homens agressivos, hostis que insistem em tratar suas filhas, namoradas, mulheres, empregadas, funcionárias ou colegas como objeto, como subalternas e inferiores, frente ao seus poderes, seus mandos e seus privilégios diários.

Todavia a Lei Maria da Penha prevê uma série de mecanismos de combate a violência, sobretudo o feminicídio que ataca a vida e dignidade das mulheres. Precisamos denunciar -180- os casos que conhecemos, para salvarmos a vida de tantas mulheres, que vivem em lares, sofrendo abusos e violências.

Texto de: Sueli Aparecida Lopes. Londrina

Agosto de 2021.