APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
27 out

APP manifesta contrariedade com possível mudança no calendário escolar

Secretaria de Estado da Educação (Seed) planeja antecipar o início das férias e retirar dez dias do recesso dos(as) educadores(as) em 2021

A APP-Sindicato manifesta publicamente sua contrariedade com a proposta de mudança no calendário escolar de 2022 de autoria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que pretende antecipar o início das férias para dezembro deste ano, retirando dez dias do recesso dos(as) educadores(as).

“Estamos em período de excepcionalidade, mas não podemos deixar de manifestar nossa contrariedade com o não cumprimento da legislação que garante aos(às) trabalhadores(as) da educação o direito de ter 30 dias de férias e 30 dias de recesso por ano”, afirma Taís Mendes, secretária Educacional da APP.

As mudanças no calendário escolar foram tema de reunião entre dirigentes da APP e da Seed. A discordância da APP com as propostas de alterações no calendário foram manifestadas presencialmente e em documento enviado ao secretário Renato Feder, pedindo que fosse mantido o regime atual de férias e recessos, respeitando o que é determinado pela legislação.

Após a reunião, a Seed acatou parte das reivindicações da APP, fechando o calendário de 2022 com 30 dias de recesso e 30 de férias. “Só que no calendário de 2021 ficariam faltando dias de recesso. Isso não foi resolvido”, aponta Taís.

O artigo 32 caput e parágrafo único da Lei Complementar 103/2004 determinam que as férias do(a) professor(a) serão de 30 dias consecutivos, além de um recesso remunerado de 30 dias, mais dez dias destinados a atividades de formação continuada.

A APP ressalta que o debate sobre mudanças no calendário deve envolver todos os segmentos da comunidade escolar, garantindo também o direito ao recesso para funcionários e funcionárias. No documento enviado ao secretário Feder, o Sindicato cobra que seja mantida mesa de debate e negociação sobre o tema.

Leia a seguir o documento protocolado pela APP na Seed.

Fonte: APP Sindicato

APP Sindicato Londrina.
Gestão Independente, democrática, de base e de luta.