APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
1 jul

APP sindicato exige o fim das práticas antisindicais em São Jerônimo da Serra PR

O presidente da APP sindicato Marcio André Ribeiro e o secretário de finanças Sidney Paduan protocolaram, na manhã de hoje (01/07/2022), um requerimento à Prefeitura de São Jerônimo da Serra cobrando a interrupção das práticas antisindicais que a prefeitura desta cidade vem adotando. Na sequência, os representantes da entidade estiveram na câmara municipal e entregaram uma cópia do documento ao presidente do legislativo, vereador Edmundo Lopes.

A peça protocolizada elenca as inúmeras ilegalidades que têm sido promovidas pela gestão do prefeito Venicius Djalma Rosa. O presidente da APP Sindicato Londrina, professor Márcio André Ribeiro, destaca que “o prefeito dá o calote na categoria e não paga o piso nacional do magistério. Além disso, publica decretos e resoluções claramente ilegais que cerceiam, desvirtuam ou impedem a legítima ação sindical em defesa e promoção dos interesses dos trabalhadores. Esse comportamento é vedado pela Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e artigo 8° da Constituição Federal”.

No ano de 2022, a lei previu uma correção de 33,23% no Piso Salarial Profissional Nacional – PSPN. Até o presente momento, o prefeito não respeita a lei e não pago o piso as(os) trabalhadoras(es) da educação de São Jerônimo. Diante da organização e da cobrança da categoria pelos seus direitos o poder público municipal passou a promover um conjunto de perseguições à categoria e a APP- Sindicato.

O professor Rogério Nunes da Silva, secretário de assuntos jurídicos da APP Londrina, denuncia “para impedir a luta da categoria, a Administração Pública Municipal, de forma ilegal suspendeu o desconto e o repasse da mensalidade sindical se mostra incabível e injustificada. Tal a prática antissindical busca impedir a continuidade da luta do sindicato pelos diretos da categoria. O requerimento objetiva o fim destas práticas e diante da negativa da prefeitura a APP – Sindicato tomará todas as medidas legais disponíveis.