APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná

Notícias

Fique por dentro de todas as atividades do sindicato.
23 Maio

APP Sindicato Londrina: orientações e informes à categoria acerca da ilegal e imoral pressão para o retorno das aulas presenciais neste momento; greve pela vida!

O governador Ratinho Jr., o secretário de educação Renato Feder e os Núcleos Regionais de Educação continuam ilegal e imoralmente pressionando para que as aulas presenciais retornem. Nesta segunda-feira, dia 24 de maio, muitos(as) diretores(as) decidiram que suas respectivas escolas irão voltar presencialmente com as aulas.

Já é notório a gravidade do cenário pandêmico no Paraná, e, em especial, em Londrina que se encontra com casos acima da média nacional e com UTIs lotadas. Soma-se o fato de que a convocação nessa situação expõe os(as) profissionais ao risco de contágio e adoecimento e, desta forma, pode caracterizar os crimes de constrangimento ilegal e perigo para a vida ou saúde de outrem e infração de medida sanitária preventiva, capitulados nos artigos 146, 132 e 268 do Código Penal, além de infrações disciplinares na esfera administrativa, além de eventual reparação cível de eventuais danos causados aos(às) trabalhadores(as) lesados(as).

Não basta para o governo do estado atacar nossos direitos, como o nosso salário que a anos não tem sequer reposição inflacionária, querem agora investir contra nossas vidas. Diante desta situação a APP Sindicato Londrina, mais uma vez, se coloca à disposição para agir contra a pressão que os diretores(as) de escola possam estar sofrendo do NRE de Londrina para o retorno presencial, mas se, infelizmente, ao invés disto, aqueles e aquelas que optarem por aderir a esta atitude ilegal e imoral do governo, nós cumpriremos nosso dever em defesa da vida dos educadores e educadoras e todos(as) que foram coniventes poderão ser responsabilizados(as). Neste sentido reforçamos a divulgação da notificação extrajudicial que você professor(a) ou funcionário(a) deve protocolizar na escola ou escolas que trabalham.

Baixe aqui a notificação extrajudicial.

Estamos na luta pela defesa das nossas vidas, dos nossos familiares, dos (as) estudantes e também dos familiares destes. Sendo assim, convocamos mais uma vez a categoria para nos unirmos em defesa da vida: é greve pela vida! Se a direção da sua escola ou escolas chamou o retorno das aulas presenciais, informe que você está em greve a partir do retorno presencial, pois além de estar no direito de defender, no mínimo, sua própria vida, você não tem o dever de cumprir uma “convocação” ilegal com base em mensagem de WhatsApp. Também informe que você continua à disposição para dar aulas remotamente, como vem sendo feito. Caso o diretor(a) insista que você deve voltar presencialmente, exija, então, uma convocação por escrito e gravação da reunião na qual ele ou ela tenha sido convocado(a) para que subsequentemente convocasse os(as) educadores(as) da escola que dirige.

Informamos que na segunda-feira, dia 24 de maio, a partir das 11h teremos buzinaço em frente ao núcleo de educação de Londrina, localizado na Av. Maringá, 290. Um buzinaço para protestar contra essa irresponsável e nefasta política de volta às aulas presenciais neste momento.

Participe!

Greve em defesa da vida!